Leitura infantil na escola: os livros preferidos dos alunos da Félix Araújo

Na Escola Municipal Félix Araújo, a leitura faz parte do dia a dia das crianças. Mas afinal, quais são os livros preferidos pelos pequenos leitores?

O Blog Mídia Legal conversou com alguns alunos do 4º e 5º ano para descobrir quais histórias marcaram suas leituras. Confira!

Nome: Any Vitória 
Idade: 11 anos 
Série: 5º ano
Livro preferido: “Maria Tempestade”, de Núbia Cruz

Publicado pela editora Prazer de Ler, conta a história de uma menina cujo sobrenome reflete realmente seu jeitinho e diz muito sobre ela. É uma narrativa divertida, educativa e com gravuras bonitas e coloridas.

Nome: Eyshila Sofia  
Idade: 10 anos 
Série: 5º ano
Livro preferido: “Tião e o Porquinho Sortudo”,  de Eduardo Correia

Também publicado pela editora Prazer de Ler, conta a história de Catarina, uma menina que ganha um leitãozinho branco chamado Tião e logo descobre que ele é realmente sortudo, escapando de pequenos acidentes e enchendo seus dias na fazenda de alegria. É uma narrativa leve, educativa e divertida, com ilustrações coloridas que ressaltam valores de amizade e cuidado com os animais.

Nome: João Willia 
Idade: 9 anos 
Série: 4º ano
Livro preferido: “Lino”, de André Neves

Publicado pela editora Paulinas, conta a trajetória do porquinho de brinquedo Lino, que vivia feliz ao lado de sua amiga coelhinha Lua e, ao perder sua companhia, sente a saudade até ser adotado por uma nova dona chamada Estrela.

Nome: Maria Alluska
Idade: 9 anos 
Série: 4º ano
Livro preferido: “Luiz Gonzaga em quadrinhos”, de Sílvio Osias

Publicado pela editora Patmos, conta, em forma de quadrinhos, a vida de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, desde sua infância no sertão de Exu até a criação do baião ao lado de Humberto Teixeira e Zé Dantas. É uma obra envolvente, educativa e ilustrada com riqueza de cores, que resgata a cultura nordestina e apresenta a biografia do músico de forma acessível às crianças.


Cada livro que uma criança lê é uma oportunidade de crescer, sonhar e entender melhor o mundo em que vive. Incentivar esse contato desde cedo é plantar sementes de autonomia, empatia e imaginação.


Ficha técnica
Entrevistados: Alunos EMEF Félix Araújo 
Reportagem: Davi Fernandes
Fotos: Bianca Dantas e Davi Fernandes

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